Aulão de ritmos encerra atividades do Outubro Rosa da Secretaria da Mulher

encerramento_outubro_rosa-3_g

Um superaulão de ritmos marcou o encerramento das atividades do Outubro Rosa em Cabedelo, promovidas pela Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres(SEPM). O evento teve como cenário a Fortaleza de Santa Catarina, e reuniu cerca de 70 mulheres, em uma parceria com a Academia Visual Fitness.
 
Durante todo o mês de outubro, a SEPM, assim como a Secretaria de Saúde, realizou diversas ações em prol da conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama. Além do Fórum – que debateu a relação entre alimentação e a doença – ainda foram promovidas atividades como palestras, mutirão de exames, dentre outros.
 
“Podemos avaliar o nosso trabalho neste mês como algo muito positivo. Começamos com a realização do III Fórum do Outubro Rosa, cujo tema foi Nutrição e prevenção juntas contra o câncer de mama, com uma palestra educativa, destacando que o primeiro passo para a prevenção é ter uma alimentação saudável. As ações de conscientização durante os nossos eventos sempre estão presentes, e já foi possível notar, através de informações da Sescab, que a partir do momento que divulgamos, instigamos e incentivamos a população sobre a prevenção ao câncer de mama, nota-se um aumento na procura dos médicos mastologistas e da mamografia”, destacou Mônica Pimentel, à frente da SEPM. 
 
O tema do Outubro Rosa em Cabedelo – Nutrição e Câncer de Mama –  foi bastante discutido, e entre as participantes do evento ficou marcado a importância do cuidado com o corpo.
 
“Achei muito importante essa mobilização para as mulheres de Cabedelo, porque ressalta a importância de se cuidar para prevenir o câncer de mama,” declarou Yasmin Spinellis, do bairro Ponta de Matos. 
 
Já para Karen Ellen, do Jardim Manguinhos, o Outubro Rosa é sinônimo de cuidado com a vida. Sua mãe foi diagnosticada precocemente há 6 anos e, com muita fé, coragem e apoio, conseguiu vencer a doença. 
 
“É uma iniciativa interessante, pois incentiva as mulheres a se conscientizarem, se tocarem e ter noção do próprio corpo. Vale lembrar que a prevenção é importante não apenas no mês de outubro, mas durante todo ano. Eu sempre faço o autoexame e a cada seis meses vou ao mastologista”. 
 
Secom Cabedelo